Os alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes e embutidos, são práticos, mas perigosos para a saúde. Ricos em açúcares, gorduras saturadas, sódio e aditivos químicos, esses produtos estão ligados ao aumento de doenças crônicas (obesidade, diabetes, hipertensão), problemas na saúde mental e prejuízos ao intestino.
Como evitá-los?
1 – Prefira alimentos in natura ou minimamente processados
Opte por frutas, verduras, legumes, carnes frescas, ovos e grãos integrais. Esses alimentos são ricos em nutrientes e fornecem a energia necessária para as atividades diárias.
2 – Leia os rótulos
Quando for ao mercado, leia atentamente os rótulos. Produtos com uma longa lista de ingredientes, especialmente nomes desconhecidos, são geralmente ultraprocessados.
3 – Planeje suas refeições
Organize suas refeições e lanches com antecedência para evitar recorrer a opções prontas e menos saudáveis.
4 – Uma mudança que vale a pena.
Mudar hábitos alimentares é essencial para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Escolhas saudáveis hoje garantem um futuro mais equilibrado!
Adotar uma alimentação mais consciente e saudável é um passo importante para viver mais e melhor. Afinal, cuidar da saúde começa pelas escolhas que fazemos à mesa!
Converse com a Zélia em:
clubevemprevenir.com.br
Ela não substitui um profissional de saúde, mas pode ajudar.
Lembre-se de que a prevenção é o melhor solução. Cuidar do seu colesterol é cuidar do seu coração e da sua qualidade de vida. Faça escolhas saudáveis e viva melhor!